O carnaval é a próxima parada no calendário de quem quer viajar. É a hora de descobrir novos lugares e aventuras pelos quatro cantos do país.

Para muitos, o feriadão prolongado já começa na sexta, dia 12 de fevereiro, emendando o fim de semana dos dias 13 e 14, e se estendendo por praticamente mais três dias até às 14h de 17 de fevereiro, a data católica da quarta-feira de cinzas.

Com a recomendação de não fazer aglomerações, as pessoas terão o feriado mantido, mas os principais locais do país que são conhecidos pelo carnaval encantador estão com suas festividades canceladas. O Passagem Para Todos faz um balanço do que ficou decidido nessas cidades e responde seus questionamentos.

Vai ter Carnaval em 2021 ou foi cancelado?

A data está garantida, assim como os dias de recesso. Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, não teremos as tradicionais festas de rua, blocos e também os famosos desfiles das escolas de samba. O Passagem Para Todos destrincha abaixo a situação dos principais carnavais do Brasil e o que ficou definido pela prefeitura local.

Como ficam os principais destinos do Carnaval

Vai ter Carnaval no Rio de Janeiro em 2021?

A folia, pelo calendário habitual, estava prevista para acontecer entre os dias 13 a 16 de fevereiro, mas os desfiles na Marquês de Sapucaí, bem como os famosos blocos cariocas, foram oficialmente cancelados neste ano. Havia uma previsão inicial de que a festa acontecesse no mês de julho, mas a prefeitura decidiu pelo cancelamento de forma definitva, movendo o Carnaval para 2022.

Vai ter Carnaval em São Paulo em 2021?

Por causa da pandemia, a prefeitura de São Paulo decidiu adiar o carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba de 2021. No fim do ano passado, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu até a ordem dos desfiles e pleiteia para que o evento aconteça no mês de julho.

Não há ainda uma definição sobre o assunto, mas o estado de São Paulo promete intensificar a vacinação nos próximos meses. O fato é que o carnaval na data habitual não acontecerá.

Vai ter Carnaval em Salvador em 2021?

Ainda em novembro do ano passado, a prefeitura de Salvador anunciou a suspensão dos blocos e festas de rua durante o carnaval de 2021. As festividades ainda não possuem data para acontecer, mas Salvador é outra cidade que pensa em ativar a folia para o mês de julho. Tudo dependerá do curso da pandemia no país e também da vacina.

Vai ter Carnaval em Recife e Olinda em 2021?

Assim como nas demais cidades brasileiras, o feriado de carnaval está mantido, mas os tradicionais blocos de frevo, maracatu e outros, que arrastam multidões de foliões, foram cancelados. Não há previsão para uma festa e a prefeitura de Olinda, por exemplo, salientou por meio de nota que a prioridade no momento é salvar vidas.

Vai ter Carnaval em Belo Horizonte em 2021?

Uma das cidades com o carnaval mais ativo dos últimos anos, Belo Horizonte teve o carnaval cancelado pela prefeitura local. De acordo com o prefeito reeleito Alexandre Kalil (PSD), o plano para Belo Horizonte é fazer as comemorações do Carnaval 2021 no meio do ano, caso haja vacina.

As datas que estão reservadas, como nas demais cidades brasileiras, são os dias 8 e 11 de julho. Um detalhe peculiar sobre Belo Horizonte é que o carnaval na cidade não será ponto facultativo em 2021.

Vai ter Carnaval em Ouro Preto e Diamantina em 2021?

No início deste ano, a Liga dos Blocos de Ouro Preto divulgou um comunicado informando que pela primeira vez em 15 anos a programação de Carnaval está adiada na cidade. Ainda não há uma nova data para a folia. A liga é formada pelos blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado.

O feriado na cidade está mantido e a prefeitura ainda busca uma alternativa de realizar eventos por meios virtuais. Já em Diamantina, a prefeitura local comunicou a suspensão das festividades do Carnaval 2021 em função da Pandemia de COVID-19. O feriado segue mantido.

Vai ter Carnaval em Florianópolis em 2021?

Uma das cidades com maior potencial turístico do sul do país, Florianópolis recebe visitantes durante todo o ano por suas praias e belezas naturais. O feriado prossegue no calendário, mas a prefeitura já decidiu que a festa está vetada para 2021.

Desta maneira, não teremos os desfiles das agremiações no sambódromo, com o mesmo voto valendo para os blocos de rua.

Vai ter Carnaval em Brasília em 2021?

Nos últimos anos, Brasília vem tendo um carnaval de rua bastante animado. Porém, para evitar aglomerações, o Governo do Distrito Federal cancelou o carnaval. A medida será sustentada até o surgimento de uma vacina eficaz contra a Covid-19 e a imunização da população.

Em caso de descumprimento da medida, as autoridades locais podem aplicar punições, como multa ou outro tipo de pena ainda não definida.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*