As perspectivas para 2021 são animadoras. Vacinas já estão sendo aplicadas e o pesadelo proporcionado pela pandemia do novo coronavírus parece se aproximar de um fim.

A positividade quanto ao ano que se avizinha também movimenta a indústria do turismo, uma das mais impactadas pela Covid-19. E em 2021, a expectativa é de recuperação, principalmente para o turismo nacional.

A lista de 15 cidades mais procuradas no Airbnb para viagens em 2021 apresenta como característica a busca por casas de campo e de praia nos destinos chamados ‘hiperlocais’, aqueles de cidades a até 300 km dos centros urbanos, que possuem trajetos facilitados para deslocamento.

Essa tendência, segundo o Airbnb tem se fortalecido rapidamente e representam famílias que têm levado em conta uma maneira de conciliar a oportunidade de descanso, férias, folga e até mesmo o trabalho em tempos de home office, já que essas localidades possuem uma conexão mais estável de internet, além de outras praticidades.

O relatório apresentado pelo Airbnb traz uma consideração importante. Em 2021, as pessoas deverão aproveitar as viagens como oportunidades para se reconectar com amigos e familiares de forma segura e controlada, proporcionando aos turistas a oportunidade de viver, trabalhar e se conectar com segurança longe de casa.

A predominância de busca é a região sudeste do Brasil, com oito cidades. Os demais municípios estão divididos nas seguintes regiões: cinco cidades no nordeste e duas no sul do país.

Você pode conferir pacotes turísticos e passagens aéreas para todos os destinos abaixo consultando nossos parceiros: Submarino Viagens e Viajanet.

1. São Miguel do Gostoso (RN)

Está localizada a 110 km de Natal e é um verdadeiro paraíso. Aquela cidade com alma de vila de pescadores e que possui uma população de pouco mais de 10 mil habitantes. Apesar disso, está muito bem estruturada para o turismo e é banhada pelo mar do Rio Grande do Norte. A cidade também é ideal para a prática de esportes como windsurfe e kitesurf.

2. Itacaré (BA)

Situada na Costa do Cacau, na região sul da Bahia, Itacaré está a 250 Km de Salvador e a 75 Km de Ilhéus. A cidade possui uma grande gama de atrativos, praias paradisíacas que podem ser acessadas pelas trilhas que ligam o município, ideais também para a prática de surf, além de rio, cachoeira, boa gastronomia, passeios culturais e muito mais. Um destino que, sem dúvida, agrada toda a família.

3. Domingos Martins (ES)

Seguindo por pouco mais de 50 Km depois de Vitória, o turista vai se encantar com o clima de montanha da cidade de Domingos Martins. Um local para aquela viagem de casal e também para os amantes de aventura, já que une a imigração alemã, italiana e de pomeranos (região entre as atuais Alemanha e Polônia) e também opções de ecoturismo.

Um dos destaques, a 50 Km do centro da cidade, é o Parque Estadual da Pedra Azul, um dos destinos mais procurados do Espírito Santo e que reúne um complexo de pousadas, restaurantes e piscinas naturais, que são a alegria dos turistas.

4. Penha (SC)

Distante pouco mais de 120 km de Florianópolis, a cidade de Penha está localizada no litoral norte de Santa Catarina e conta com nada menos que 19 praias, a maior quantidade do estado. Além do mar, uma das atrações mais procuradas da cidade é o Beto Carrero World, o maior parque multitemático da América Latina.

5. Angra dos Reis (RJ)

Pouco mais de 100 km distante do Rio de Janeiro, Angra dos Reis é um dos mais conhecidos paraísos do Brasil, ano após ano atraindo uma grande quantidade de turistas. Também pudera. São 365 ilhas. Isso mesmo.

Circundadas por um mar transparente de fazer inveja ao Caribe. Os passeios de barco são obrigatórios para se esbaldar em praias paradisíacas, o azul do mar e o verde da Mata Atlântica, característica da região.

6. Petrópolis (RJ)

Rio de Janeiro e Petrópolis estão separadas por uma hora de condução, cerca de 62 km. Localizada em uma região montanhosa, o clima da cidade é excepcional para o descanso, além da rica história imperial que corre em cada canto.

Afinal de contas, o município foi o local escolhido pela família imperial para passar os meses mais quentes do ano, atrás do ar puro e fresco das montanhas. Petrópolis está 800 metros acima do nível do mar. Uma cidade também de colonização alemã, que deixou enormes marcas culturais, como a rica gastronomia.

7. Carneiros (PE)

De carro, você leva pouco mais de 40 minutos entre Porto de Galinhas e a praia de Carneiros, localizada no município de Tamandaré. Saindo de Recife, a viagem de automóvel dura em torno de 1h30. Quando o turista se depara com a cidade, o encanto é imediato. Coqueiros, um mar de águas calmas, mornas e esverdeadas emolduram o local.

O local paradisíaco ainda conta com piscinas naturais e recifes, além de destinos quase obrigatórios como a Capela de São Benedito. No local ainda há opção para quem quer curtir um caiaque ou stand up paddle pelas águas tranquilas ou ainda um mergulho para explorar a rica vida marítima da região.

8. Barreirinhas (MA)

Cerca de 245 km distante de São Luís, Barreirinhas é a principal cidade para se explorar os Lençóis Maranhenses, atraindo sempre turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Algumas das atrações são as caminhadas pelas lagoas dos Grandes Lençóis: a Lagoa da Paz, Lagoa Azul e Lagoa da Preguiça.

Há ainda várias opções como passeios pelo Rio Preguiças desembocam no belíssimo encontro com o mar na Praia do Caburé.

9. São Sebastião (SP)

A cidade de São Sebastião está distante pouco mais de 197 km da capital paulista. São mais de 30 opções de praia, a maioria delas com acesso bem facilitado. Um município que une de forma perfeita o mar e o verde da serra, sem abrir mão de uma boa infraestrutura aos seus visitantes e moradores.

A região conta com as famosas praias de Maresias, Boiçucanga e Juquehy, além de ser conhecida pela agitada vida noturna.

10. Ubatuba (SP)

Distante 220 km da capital São Paulo e 70 km de Paraty, no Rio de Janeiro, Ubatuba é aquele destino perfeito para quem busca sossego e também praias. Aliás, são mais de cem delas. Um paraíso cercado pelo mar e também pela Mata Atlântica, ideal também para trilhas e o ecoturismo.

Dentre as praias, fica aqui a indicação de visita para algumas. Tome nota! Praia do Félix, Praia do Lázaro, Praia Domingas Dias, Praia de Itamambuca, Praia do Prumirim, Praia Grande do Bonete, Praia do Puruba e a Praia Brava do Camburi.

11. Piracaia (SP)

Distante 89 km da capital paulista, Piracaia é um município para quem curte o clima de montanha. As opções deslumbram o visitante. Localizado na Serra da Mantiqueira, o município conta com trilhas, cachoeiras, corredeiras e montanhas com vistas exuberantes.

É também um local destinado à prática de esportes de ação como o mountain bike, off road e também o trekking. Dentre os pontos turísticos estão o Morro do Boa Vista, a cachoeira do Pião e a Pedra do Carmo. Piracaia está localizada a 830 metros de altitude.

12. Búzios (RJ)

A menos de três horas de carro do Rio de Janeiro, a cidade também é uma das mais procuradas do estado, localizada no litoral norte ao lado de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Conhecida como região dos lagos e rebatizada de Costa do Sol, Búzios é um encanto para qualquer visitante.

Os passeios incluem no roteiro a Rua das Pedras, uma caminhada na Orla Bardot, as praias da Armação, dos Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, e dar aquela escapadinha também para as menos visitadas praias do Forno, da Foca e Ponta da Lagoinha.

13. Paraty (RJ)

Pouco mais de três horas de carro do Rio de Janeiro, Paraty é a mistura de cidade colonial com praia, um casamento perfeito e digno de locais encantadores. É também um município de cultura efervescente e palco da Festa Literária de Paraty, rotineiramente realizada no mês de julho. Dentre os passeios estão o centro histórico da cidade, passeios de barco e as praias, como a do Pontal.

14. Urubici (SC)

Distante 171 km da capital Florianópolis, Urubici é uma cidade que carrega o forte traço da imigração italiana, alemã e letã, que tornaram, responsáveis por tornar a agricultura e pecuária, as principais atividades econômicas da região.

Todavia, o turismo é uma importante fonte de renda do município, com atrações como o Morro da Igreja na Pedra Furada, a caverna no Rio dos Bugres, a Serra do Corvo Branco, além de inscrições rupestres que datam de 40 séculos, cachoeiras e também a belíssima vista do Cânion Espraiado.

15. Ipojuca (PE)

Saindo de Recife, você chega a Ipojuca de carro em menos de uma hora. Lá está um dos destinos mais cobiçados do Brasil: Porto de Galinhas. Quem nunca ouviu falar? Local de rica beleza natural, com praias que encantam turistas de várias partes do mundo, com piscinas naturais que abrigam recifes de corais.

Uma paisagem cinematográfica, que pode ser desfrutada com passeios de buggy, além de ser um prato cheio para os amantes do surf e do mergulho.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*