Se você está pensando em viajar para os Estados Unidos com certeza você precisará tirar um visto americano para chegar no país. Independente se o seu desejo seja de fazer um passeio ou estudar nos Estados Unidos, todo brasileiro precisará.
O que é um visto americano?
O visto americano nada mais é que uma permissão que um país autoriza para uma pessoa para a entrada e permanência em seu território por um tempo predefinido. Essa medida é realizada para a segurança do país e de seus habitantes, também para ter um controle dos estrangeiros que entram e saem do país. Se alguém tentar entrar num país que exige visto sem ter, isso pode provocar em uma deportação, e possivelmente levará à uma proibição de entrada caso queira entrar no território futuramente.
Nos Estados Unidos o visto é obrigatório, independente da quantidade de dias que a pessoa pretende ficar no país, incluindo também os voos de escala no país. Por isso antes de viajar tire seu visto, pois é exigido no país.
Validade do visto
Dependendo do tipo de visto, a validade do visto pode ser de até 10 anos. Geralmente esse tempo de validade é disponibilizado para quem solicita um visto de turista. Mas, isso não significa que a pessoa terá permissão para permanecer no país por 10 anos. A validade do visto serve para o solicitante viajar ao país nesse tempo sem precisar passar novamente por todo o processo de solicitação do visto.
Vamos ensinar passo a passo para você tirar seu visto americano:
Formulário DS-160
Primeiramente é preciso preencher um formulário DS-160 que você encontra no site do governo norte americano. É fundamental que você responda todas as perguntas com sinceridade, pois qualquer informação falsa pode fazer que seu visto seja negado. Todas as perguntas serão em inglês, mas é possível traduzir através de uma ferramenta que o próprio site oferece. Salve todas as informações assim que estiverem preenchidas para não correr o risco de perdê-las caso a sessão expire.
Pague a taxa MRV
Todos os requerentes devem pagar pela taxa MRV no valor de U$ 160 com exceção do que estão aplicados pelo visto A( diplomatas e funcionários de governo estrangeiros) e G( funcionários de organismo internacionais). Dependendo do visto, podem ter taxas adicionais, nesse caso de estudantes por exemplo. Se você pagar no boleto deve saber que o Consulado pode levar até 3 dias para confirmar o recebimento do pagamento. Para que seja com mais rapidez pague com cartão de crédito.
Agende a entrevista
Após preencher o formulário e efetuar o pagamento, está na hora de marcar a entrevista. Você deve marcar no site do governo americano sobre visto para brasileiros. São dois: um no Centro de Solicitação de Visto para recolher as digitais e tirar a foto, e o outro no Consulado para entrevistas – para vistos de negócios ou turismo, os jovens menores de 16 anos e idosos acima 66 anos são isentos.
CASV
Os CASV estão localizados nas seguintes cidades: São Paulo, Recife,Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. A coleta do CASV é realizada antes da entrevista no consulado. Lá serão recolhidas as impressões digitais e foto. Será necessário levar o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.
Entrega do visto americano
Depois de todos esses passos é muito provável que você seja aprovado, atualmente 96% dos pedidos de brasileiros são aprovados. Assim você poderá receber seu passaporte com o visto americano na sua casa ou na CASV pré-escolhido, de acordo com a opção da hora do agendamento da entrevista. Também o visto pode ser entregue pela transportadora e nesse caso costuma ser até mais rápido a entrega.
Separe todos os documentos
Para não ter imprevistos, correr o risco de perder a viagem ou ter o visto negado, verifique se está com tudo que você precisa: passaporte, página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160 e a página de confirmação de agendamento. É bom levar também documentos que comprovem vínculos com o Brasil, como declaração de faculdade, extratos bancários imposto de renda, certidão de nascimento e outros.
Bom agora que já sabe como tirar seu visto americano, que tal ser seu próximo destino?