O ano de 2021 está chegando cercado de expectativas. A possibilidade de vacinas para o novo coronavírus motiva a humanidade na retomada da força de trabalho, do cotidiano totalmente afetado e também nos planos.

Com certeza, viajar é um dos grandes objetivos das pessoas, que passaram 2020 preservando o distanciamento social sob as rédeas do lockdown, uma palavra de origem inglesa que se tornou comum à população mundial. Um ano sem precedentes.

Aos aventureiros, desbravadores de plantão ou para aqueles que querem simplesmente respirar novos ares após tudo que experimentou em 2020, fica algumas dicas para elaborar sua próxima viagem e desfrutar ao máximo desse período de descanso, novas experiências e também descobrimento interno.

Comece a se organizar antes de definir o destino

Realizar o sonho de uma viagem envolve também planejamento financeiro. Por isso, se você pretende conhecer um novo destino ou até mesmo fazer uma viagem simples à praia ou ao campo, planeje seus gastos, os locais que deseja ir, os valores cobrados para alguns passeios, museus, restaurantes, os hotéis disponíveis, qual será o transporte.

Coloque tudo no papel e determine qual o gasto que a realização desse alvo vai envolver. Planejar com antecedência é a chave para encontrar preços mais em conta, inclusive de diárias e passagens.

Faça uma lista de locais que gostaria de conhecer ou visitar novamente

Todos nós queremos conhecer vários locais do Brasil e do mundo. Porém, muitas vezes, nos pegamos pensando nos valores. O conselho é simples. Faça uma lista de locais que gostaria de conhecer ou até mesmo visitar novamente, pesquise os preços e opte pelo local que caiba dentro de suas condições.

Viajar, muitas vezes não sai tão caro como você imagina, tudo depende da sua capacidade de organização.

Defina o período de sua viagem

Estabelecer a quantidade de dias que você vai permanecer no local é extremamente fundamental para buscar por pacotes, promoções, passeios que poderão ser feitos e outras atrações que planeja conhecer.

Além disso, caso envolva passagens aéreas, comprar com antecedência e se ligar em sites com alerta de ofertas para o destino que planejar é fundamental. Quanto mais você conseguir economizar antes de ganhar o mundo, melhor será na hora que você estiver no local.

Confira a documentação, vacinas e recomendações médicas para o destino

Atravessamos uma pandemia e mesmo com vacinas, 2021 ainda será um ano marcado por incertezas, já que a vacinação da população seguirá uma ordem de prioridades, como profissionais de saúde, idosos e pessoas do grupo de risco.

Por isso, verifique quais são as recomendações relacionadas à saúde no destino que planeja ir. Além da Covid, vários locais do mundo exigem o cumprimento de uma série de protocolos, como a apresentação de cartão de vacina e a documentação em dia. Ande sempre com tudo extremamente em ordem para evitar dores de cabeça.

Acompanhe perfis nas redes sociais sobre o seu destino

Quer conhecer mais sobre o lugar que você está indo? Uma ótima dica é acompanhar perfis que tratem exatamente sobre o local, dando dicas de passeios, restaurantes, preços e curiosidades. São esses perfis que também podem te levar a conhecer locais pouco explorados pelos turistas, que quase sempre se apegam aos pontos tradicionais

Defina o meio de transporte durante a viagem

Essa dica é fundamental para o seu orçamento. Depois de fazer uma pesquisa profunda da cidade, você pode chegar a conclusão de que o transporte público é a melhor opção de deslocamento. Para outro destino, por exemplo, o melhor é alugar um carro, ou então mesmo recorrer a aplicativos de transporte como o Uber.

Monte um roteiro para todos os dias de viagem

Com o período de permanência no destino estabelecido, faça um roteiro diário com toda a programação. Mesmo que você não siga, é importante ter isso em mãos para poder calcular o deslocamento entre atrações e organizar também o seu tempo.

Mas não deixe também de aproveitar o fator imprevisibilidade de cada viagem reserva. São as surpresas que fazem tudo valer a pena.

Defina quais serão as formas de pagamento durante a viagem

Existem situações em que a utilização do cartão de crédito pode ser interessante para o viajante. Os turistas com viagens internacionais marcadas também precisam se atentar à variação do dólar ou euro para poder garantir a moeda em preços mais acessíveis com uma grande antecedência.

Nesse caso, é sempre bom fazer câmbios aos poucos, aproveitando os dias que o mercado apresenta uma baixa considerável para executar a operação. Pesquise também quais são as opções bancárias disponíveis em seu destino, especialmente para casos de emergência.

Faça cópias dos seus documentos e os guarde em um local seguro

Não tem nada pior do que estar em uma viagem e perder sua documentação. O trabalho que isso dá, além das limitações, tira qualquer um do sério. Por isso, antes de viajar, faça uma cópia de todos os seus documentos e também os guarde em locais seguros, para evitar qualquer tipo de imprevisibilidade e perda dos mesmos.

Embarque e relaxe

Depois de todos esses mandamentos, incluindo manter informado um membro de sua família de sua programação no destino, aproveite sua viagem. Chegue no aeroporto, estação ou rodoviária com antecedência, cheque suas bagagens, as etiquete. Embarque no horário e relaxe. Chegou a hora do tão sonhado descanso.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*