Minas Gerais pode se orgulhar de ser o único destino brasileiro entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo em levantamento elaborado pelo site ‘Booking.com‘.

O estado figura exatamente na 10ª posição em uma lista desenvolvida a partir da avaliação de usuários da plataforma de viagens. A presença no Traveller Review Awards 2021 é um grande presente para o estado, que em dezembro do ano passado completou 300 anos de existência.  

Entre as montanhas do sudeste brasileiro, Minas é o único estado da região que não possui mar. Mas as suas belezas são incontáveis e são capazes de atrair turistas de vários locais do Brasil e do mundo. Além da natureza marcante, Minas é conhecida por sua história, cultura e culinária, o pacote perfeito para quem adora desbravar cidades aconchegantes e ganhar a companhia de fim de tarde para um bom dedo de prosa. 

Quais são as 10 regiões mais acolhedoras do mundo segundo o Booking.com?

  1.         Taitung Country (Taiwan)
  2.         Prešovský kraj (Eslováquia)
  3.         Oberösterreich (Austria)
  4.         Tasmânia (Austrália)
  5.         Canterbury (Nova Zelândia)
  6.         Nova Scotia (Canadá)
  7.         Chubut (Argentina)
  8.         O’Higgins (Chile)
  9.         Iowa (Estados Unidos)
  10.         Minas Gerais (Brasil)

O que fazer em Minas Gerais? 

Anda pensando em fazer uma viagem pelo Brasil em 2021 e não quer mais os tradicionais locais, como as praias do Nordeste ou ainda Rio de Janeiro e São Paulo? Minas Gerais é o local ideal. Vamos lhe dar um aperitivo. Minas Gerais é dona do maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade declarados no Brasil pela Unesco. Então chegou a hora de lhe indicar cinco destinos para você conhecer em Minas. Vem com a gente nessa. 

Conceição do Mato Dentro 

Minas pode não ter mar, mas tem cachoeira e são várias. Dentre elas, a do Tabuleiro, a terceira maior do Brasil. A queda d’água fica localizada na cidade de Conceição do Mato Dentro, município localizado a cerca de 160 km da Belo Horizonte. A indicação é descer na capital mineira e alugar um carro, deslocando-se até Conceição. Na cidade você terá pousadas, como a da Gameleira, além de guias preparados para te levar aos pontos turísticos da cidade. O centro é pequeno, com casarões antigos e aconchegantes.

Além da cachoeira do Tabuleiro, a mais famosa, você pode visitar a cachoeira Rabo de Cavalo, o Poço Pari (como está em uma propriedade particular, é cobrada taxa de visitação), o Mirante da Serra da Ferrugem, e as várias Igrejas da cidade, como o Santuário Bom Jesus do Matozinhos. 

Ouro Preto 

É um destino obrigatório para quem quiser conhecer Minas Gerais. Conhecida por sua cultura, a arte barroca, a antiga capital do estado possui também o teatro mais antigo em atividade das Américas: a Casa da Ópera / Teatro Municipal de Ouro Preto. As igrejas da cidade são verdadeiros museus.

São ao menos 20 templos religiosos e capelas disponíveis para visitação, além de atrações como os Museus, especialmente o da Inconfidência, no centro da cidade e que reúne um acervo precioso sobre um dos mais importantes períodos históricos do país. A cidade está localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte e é de fácil acesso. 

Belo Horizonte 

Da capital mineira você consegue se deslocar para vários dos destinos no estado. Mas por que não conhecer Belo Horizonte? Nos últimos anos, a cidade vem recebendo uma quantidade maior de visitantes, que ficam impressionados com as várias opções que a cidade é capaz de proporcionar. A cidade detém o maior complexo cultural do Brasil: o Circuito da Liberdade, que concentra 15 espaços entre museus, centros culturais e de formação. Tem ainda o Mercado Central, que é praticamente um local obrigatório para quem quer levar uma lembrança ou conhecer mais sobre os sabores do estado.

Cartão postal da cidade, o Complexo da Pampulha também é outro local sagrado de visitação. Atualmente, a cidade atravessa um período difícil com a pandemia, mas BH também é a capital mundial dos bares e possui até um festival que premia os melhores aperitivos desses estabelecimentos, chamado ‘Comida di Buteco’. 

Inhotim 

O maior museu a céu aberto do mundo está localizado em Minas, na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O Inhotim possui uma área de 140 hectares de visitação composta por floresta e jardim botânico. Essa combinação é agraciada com uma das maiores coleções de arte do mundo, divididas em galerias, como a Fonte, Lago, Mata, Praça e Galpão, que recebem exposições temporárias.

São mais de 700 trabalhos de cerca de 200 artistas de diferentes países do mundo. A visitação é paga, mas você precisa se certificar sobre a programação do local neste período de pandemia. 

Conceição do Ibitipoca

Esse é um lugar para fugir do óbvio quando se trata de Minas Gerais. Conceição do Ibitipoca é um distrito da cidade de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira. Para chegar até lá é preciso encarar uma estrada de terra de 27 km saindo de Lima Duarte. Mas você não vai se arrepender, especialmente quando se deparar com o Parque Estadual do Ibitipoca, de belas trilhas e cachoeiras.

Três roteiros são recomendados para quem quer explorar o local: seguir pela Janela do Céu, com 16 km; se aventurar pelo Pico do Pião, com 11 km; ou então optar pelo Circuito das Águas, com 5 km. Em todos esses lugares, só existe uma certeza: você vai ver uma natureza deslumbrante, formada por rios, lagos, grutas, picos, pontes e mirantes. Fica a dica! 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*