Minas Gerais pode se orgulhar de ser o único destino brasileiro entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo em levantamento elaborado pelo site ‘Booking.com‘.
O estado figura exatamente na 10ª posição em uma lista desenvolvida a partir da avaliação de usuários da plataforma de viagens. A presença no Traveller Review Awards 2021 é um grande presente para o estado, que em dezembro do ano passado completou 300 anos de existência.
Entre as montanhas do sudeste brasileiro, Minas é o único estado da região que não possui mar. Mas as suas belezas são incontáveis e são capazes de atrair turistas de vários locais do Brasil e do mundo. Além da natureza marcante, Minas é conhecida por sua história, cultura e culinária, o pacote perfeito para quem adora desbravar cidades aconchegantes e ganhar a companhia de fim de tarde para um bom dedo de prosa.
Quais são as 10 regiões mais acolhedoras do mundo segundo o Booking.com?
- Taitung Country (Taiwan)
- Prešovský kraj (Eslováquia)
- Oberösterreich (Austria)
- Tasmânia (Austrália)
- Canterbury (Nova Zelândia)
- Nova Scotia (Canadá)
- Chubut (Argentina)
- O’Higgins (Chile)
- Iowa (Estados Unidos)
- Minas Gerais (Brasil)
O que fazer em Minas Gerais?
Anda pensando em fazer uma viagem pelo Brasil em 2021 e não quer mais os tradicionais locais, como as praias do Nordeste ou ainda Rio de Janeiro e São Paulo? Minas Gerais é o local ideal. Vamos lhe dar um aperitivo. Minas Gerais é dona do maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade declarados no Brasil pela Unesco. Então chegou a hora de lhe indicar cinco destinos para você conhecer em Minas. Vem com a gente nessa.
Conceição do Mato Dentro
Minas pode não ter mar, mas tem cachoeira e são várias. Dentre elas, a do Tabuleiro, a terceira maior do Brasil. A queda d’água fica localizada na cidade de Conceição do Mato Dentro, município localizado a cerca de 160 km da Belo Horizonte. A indicação é descer na capital mineira e alugar um carro, deslocando-se até Conceição. Na cidade você terá pousadas, como a da Gameleira, além de guias preparados para te levar aos pontos turísticos da cidade. O centro é pequeno, com casarões antigos e aconchegantes.
Além da cachoeira do Tabuleiro, a mais famosa, você pode visitar a cachoeira Rabo de Cavalo, o Poço Pari (como está em uma propriedade particular, é cobrada taxa de visitação), o Mirante da Serra da Ferrugem, e as várias Igrejas da cidade, como o Santuário Bom Jesus do Matozinhos.
Ouro Preto
É um destino obrigatório para quem quiser conhecer Minas Gerais. Conhecida por sua cultura, a arte barroca, a antiga capital do estado possui também o teatro mais antigo em atividade das Américas: a Casa da Ópera / Teatro Municipal de Ouro Preto. As igrejas da cidade são verdadeiros museus.
São ao menos 20 templos religiosos e capelas disponíveis para visitação, além de atrações como os Museus, especialmente o da Inconfidência, no centro da cidade e que reúne um acervo precioso sobre um dos mais importantes períodos históricos do país. A cidade está localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte e é de fácil acesso.
Belo Horizonte
Da capital mineira você consegue se deslocar para vários dos destinos no estado. Mas por que não conhecer Belo Horizonte? Nos últimos anos, a cidade vem recebendo uma quantidade maior de visitantes, que ficam impressionados com as várias opções que a cidade é capaz de proporcionar. A cidade detém o maior complexo cultural do Brasil: o Circuito da Liberdade, que concentra 15 espaços entre museus, centros culturais e de formação. Tem ainda o Mercado Central, que é praticamente um local obrigatório para quem quer levar uma lembrança ou conhecer mais sobre os sabores do estado.
Cartão postal da cidade, o Complexo da Pampulha também é outro local sagrado de visitação. Atualmente, a cidade atravessa um período difícil com a pandemia, mas BH também é a capital mundial dos bares e possui até um festival que premia os melhores aperitivos desses estabelecimentos, chamado ‘Comida di Buteco’.
Inhotim
O maior museu a céu aberto do mundo está localizado em Minas, na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O Inhotim possui uma área de 140 hectares de visitação composta por floresta e jardim botânico. Essa combinação é agraciada com uma das maiores coleções de arte do mundo, divididas em galerias, como a Fonte, Lago, Mata, Praça e Galpão, que recebem exposições temporárias.
São mais de 700 trabalhos de cerca de 200 artistas de diferentes países do mundo. A visitação é paga, mas você precisa se certificar sobre a programação do local neste período de pandemia.
Conceição do Ibitipoca
Esse é um lugar para fugir do óbvio quando se trata de Minas Gerais. Conceição do Ibitipoca é um distrito da cidade de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira. Para chegar até lá é preciso encarar uma estrada de terra de 27 km saindo de Lima Duarte. Mas você não vai se arrepender, especialmente quando se deparar com o Parque Estadual do Ibitipoca, de belas trilhas e cachoeiras.
Três roteiros são recomendados para quem quer explorar o local: seguir pela Janela do Céu, com 16 km; se aventurar pelo Pico do Pião, com 11 km; ou então optar pelo Circuito das Águas, com 5 km. Em todos esses lugares, só existe uma certeza: você vai ver uma natureza deslumbrante, formada por rios, lagos, grutas, picos, pontes e mirantes. Fica a dica!