Em meio ao perigo de contágio pela pandemia da Covid-19, empresas de transporte – seja aéreo, rodoviário, ferroviário ou fluvial- resolveram poupar seus funcionários e clientes reduzindo drasticamente seus serviços.
No entanto, como o Brasil ocupa um espaço geográfico muito grande, nem todas as cidades estão contaminadas com o novo coronavírus, e os serviços essenciais (como transportes de passageiros) precisam funcionar.
Por causa disso, diante de um possível equilíbrio na linha de contágio em algumas regiões, algumas companhias já estão ampliando pouco a pouco as viagens. Claro que estas aberturas estão sendo feitas com a autorização das autoridades e sujeitas a procedimentos de higiene mais rígidos e menor capacidade populacional, mas confira abaixo quais já se pronunciaram em relação a essa abertura.
Empresas Aéreas
Gol
Nessa semana a Gol, companhia aérea, emitiu uma nota afirmando que a partir do mês de junho irá aumentar de 38 para 100 o número de vôos diários. Com essa atitude, eles terão um acréscimo de 47% de funcionamento, em relação ao mês de maio. Cidades Reabertas: Chapecó, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro do Norte e Petrolina.
Azul
A Azul Linhas Aéreas anunciou a retomada de suas operações em cinco cidades brasileiras: Macapá, Altamira, Uberlândia, Santarém e Boa Vista. Além da reabertura de rotas, a Azul também adicionou novas partidas entre Campinas-Recife, Campinas-Salvador, Campinas-Florianópolis, Campinas-Santos Dumont, Campinas-Vitória e Recife-Salvador.
Também foi ampliada a conexão Recife-Juazeiro do Norte e volta a operar a viagem Manaus-Belém.
“As inclusões conectarão as cidades com o restante do país, retomando a assistência pelo modal aéreo e permitindo o transporte de cargas importantes, como as de medicamentos e equipamentos de proteção individual, assim como de clientes que necessitem viajar e profissionais de saúde”, diz a Azul em comunicado.
Latam
Mesmo mantendo 95% das suas operações suspensas e o mínimo de rotas domésticas a fim de manter o país conectado, anunciou a intenção de retomar a rota São Paulo – Miami ainda este mês, mas com pouca frequência semanal, claro.
Avianca
A empresa aérea Avianca já anunciou que também pretende retomar seus voos diários de São Paulo e Rio de Janeiro para Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia) a partir do mês de junho.
Companhias Aéreas Internacionais
A TAP e a Turkish pretendem retornar aos aeroportos brasileiros o mais breve possível, com as frequências sendo gradualmente normalizadas. Já a Air Canadá, Aeromexico, Air France, Avianca, Bristish Airways, Copa, United Airlines e American Airlines programaram a reabertura para o início de junho, enquanto a Air Europa, Delta, Emirates é KLM só planejam voltar a operar no Brasil a partir de julho.
É preciso reforçar que no caso de viagens internacionais, os prazos não estão 100% definidos. A retomada dos voos depende de decisões dos Governos sobre reabertura de fronteiras e permissões para viagens internacionais, algo que não pode ser previsto.
Companhias Rodoviárias (ônibus)
Gontijo
Em 23 de março, a Gontijo cancelou todas as viagens intermunicipais e interestaduais, com exceção da linha São Paulo (SP) x Porto Velho (RO) e de algumas intermunicipais em Minas Gerais. Foi anunciada na semana passada a retomada das suas atividades nas cidades de Araçuaí e Virgem da Lapa, ambas em Minas Gerais.
Além disso, no dia 15 de maio, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou o pedido de implantação de mercado de quatro linhas adicionais:
- Bom Conselho (PE) x Rio de Janeiro (RJ)
- Feira de Santana (BA), Jequié (BA), Poções (BA) e Vitória da Conquista (BA) para São José dos Campos (SP)
- De Poções (BA) para São Paulo (SP).
Viação 1001
A Viação 1001 não está retomando a nenhuma atividade nas últimas semanas, no entanto, garantiu uma autorização da ANTT para a criação de duas novas linhas nos próximos meses:
- Caratinga (MG) Para: Campos dos Goytacazes (RJ) e Itaperuna (RJ)
- Carangola (MG) Para: Campos dos Goytacazes (RJ).
Viação Presidente
Agora os passageiros do Vale do Aço que precisarem viajar para Belo Horizonte e vice versa voltam a contar com a linha Caratinga / Belo Horizonte, que havia sido suspensa no dia 9 de abril.
Viação Catarinense
A Viação Catarinense informou que que retomou a operação da linha Curitiba x Foz do Iguaçu e Foz do Iguaçu x Curitiba via Cascavel. Lembrando que houve redução na quantidade de viagens, mas a linha está funcionando.
Cometa
A Viação Cometa, do Grupo JCA, informou que retomou a operação de ônibus ligando Curitiba, no Paraná, a São Paulo, porém, com horários reduzidos.
Novas Medidas
Com essa abertura do transporte no Brasil, uma coisa é clara, ao retomar suas atividades essas companhias precisarão garantir a segurança dos seus passageiros tomando rígidas medidas sanitárias, como:
- Uso obrigatório de máscaras
- Limpeza reforçada no local
- Distribuição de álcool em gel
- Oferecimento de alimentos devidamente embalados e higienizados
- Venda de passagens com assentos alternados para aumentar a distância entre os passageiros
- Limitação da capacidade máxima