À medida que a curva de contágios pelo novo coronavírus (Covid-19) vai caindo, mais são os destinos turísticos reabertos, em todo o Brasil. Claro que todas as medidas de segurança são tomadas. Os locais são liberados com capacidade de público limitada, com um rígido protocolo de segurança que precisa ser seguido e, obviamente, com aquele distanciamento exigido para não causar perigo a ninguém!

A maioria dos estados brasileiros já flexibilizou e, consequentemente, os pontos turísticos estão sendo, gradativamente, liberados para visitação do público em geral. Locais como Maragogi (Al), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Caldas Novas (GO), Ouro Preto (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campos do Jordão (SP), dentre muitos outros, já funcionam, embora ainda com muitas restrições.

Acompanhe, na sequência, com a gente a reabertura gradual das atividades, o que já está funcionando, para saber para onde vai valer a pena você viajar após a sua quarentena. Venha conosco!

1. Alagoas

O que está aberto em Maceió?

Dia 14 de agosto entrou em vigor a fase azul da retomada de Maceió, capital de Alagoas. As praias estão liberadas para banho de sol individual, com distanciamento entre guarda-sóis. Bares e restaurantes podem funcionar com até 75% da capacidade, até as 2h da manhã. Passeios foram retomados, e feiras de artesanato já estão funcionando.

O que já funciona em Maragogi?

As piscinas naturais de Maragogi foram reabertas em 17 de julho. Os barcos que levam às piscinas podem operar com 50% da capacidade. Os restaurantes também estão abertos, seguindo protocolos de segurança e distanciamento.

O que está aberto em São Miguel dos Milagres?

Hotéis, restaurantes e receptivos não só de São Miguel dos Milagres, mas também de toda a região estão autorizados a funcionar desde 7 de julho.

2. Amazonas

Como está a situação em Manaus?

Manaus está desde julho com o turismo normalizado. Até atrações, como o Teatro Amazonas, já estão funcionando, seguindo as regras de distanciamento. Já os cruzeiros a bordo do Iberostar Grand Amazon devem ser retomados em setembro.

O que funciona em Novo Airão?

Novo Airão é a cidade que serve de apoio ao turismo no Rio Negro e ao arquipélago das Anavilhanas. Os hotéis Anavilhanas Lodge e Mirante do Gavião, assim como os cruzeiros fluviais da Expedição Katerre, já retomaram suas atividades.

3. Bahia

Como está a situação na Chapada Diamantina?

A prefeitura de Lençóis, principal destino Chapada Diamantina, já publicou o decreto regulamentando a abertura. A data prevista é 1º de setembro, mas ainda pode ser alterada, dependendo da situação da Covid-19 até lá. No primeiro mês de vigência da abertura será exigido do visitante um teste de Covid, feito até 72 horas antes da viagem. Ainda não há previsão de reabertura do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Os atrativos privados e localizados fora da área do parque, entretanto, devem abrir junto com Lençóis.

O que está aberto em Ilhéus?

No último dia 11 de agosto, Ilhéus permitiu a reabertura de restaurantes e barracas de praia. Todas as medidas de segurança contra a disseminação da Covid-19 foram tomadas.

O que já funciona em Itacaré?

Itacaré reabriu no dia 14 de agosto. Visitantes só entram na cidade com reserva confirmada de hospedagem. As barracas e restaurantes de praia podem receber 50% da capacidade e funcionar até as 17h. Já restaurantes e bares podem funcionar até as 22h. O tradicional comércio da Pituba pode funcionar das 13h às 22h.

O que está aberto no Morro de São Paulo e Boipeba?

A prefeitura de Cairu anunciou a reabertura de Morro de São Paulo e Boipeba ao turismo no próximo dia 3 de setembro. Será permitido o acesso apenas de visitantes com reservas confirmadas em pousadas.

O que está aberto na Península de Maraú (Barra Grande)?

A Península de Maraú reabriu seus restaurantes, mas apenas para moradores. A reabertura para o turismo está inicialmente prevista para 1º de setembro. Durante este mês, será necessário mostrar teste negativo (PCR ou sorologia) para o novo coronavírus, feito há no máximo 72 horas. O decreto que regulamenta a exigência foi publicado no dia 21 de agosto.

O que já funciona em Porto Seguro e região?

Esta região inclui: Arraial d’Ajuda, Caraíva, Praia do Espelho, Santa Cruz Cabrália, Santo André, Trancoso. O município de Porto Seguro reabriu suas praias no dia 5 de agosto. Restaurantes com o selo Porto Mais Seguro podem funcionar até 22h. O povoado de Caraíva não deve ser reaberto ao turismo antes de 31 de agosto. O município vizinho de Santa Cruz Cabrália já estava reaberto ao turismo desde 15 de julho e confirma o 5º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento, entre os dias 9 e 18 de outubro.

O que já funciona em Prado?

Prado está com praias, hotéis e restaurantes reabertos desde julho. A cidade segue os protocolos de segurança necessários no combate ao coronavírus.

O que está aberto em Praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauípe?

Em Praia do Forte, comércio, restaurantes (até 20h30), praias (sem barracas nem aglomerações) e o Projeto Tamar (com 10% da capacidade) reabriram no último dia 3 de agosto. O complexo da Costa do Sauípe já reabriu, com novos protocolos. As refeições são à la carte, com hora marcada. Os petiscos de piscina são embalados em porções individuais. O serviço all-inclusive continua.

O que já reabriu em Salvador?

Dia 24 de julho, foram reabertos os shopping centers de Salvador. Desde 10 de agosto os restaurantes e bares funcionam até as 23h, com 2 metros de distância entre as mesas e máximo de 6 pessoas por mesa. A reabertura das praias ainda não é cogitada pela prefeitura.

3. Ceará

O que foi reaberto em Aquiraz?

Os resorts Dom Pedro Laguna e Carmel Charme já estão funcionando. O Beach Park reabriu dia 10 de agosto, com 30% de sua capacidade. A reabertura das praias ainda não é cogitada pela prefeitura.

O que está aberto em Canoa Quebrada?

Canoa Quebrada já marcou a data de reabertura para o turismo, que ocorrerá no próximo dia 1º de setembro.

O que já funciona em Flecheiras e região?

Pousadas e hotéis de Flecheiras, Guajiru e Mundaú estão funcionando. Barracas de praia abrem até as 16h. Restaurantes funcionam até as 23h.

O que está aberto em Fortaleza?

Em Fortaleza, restaurantes e barracas de praia estão funcionando. O Beach Park, na vizinha Aquiraz, reabriu dia 10 de agosto, com 30% da capacidade e alguns brinquedos fechados.

O que funciona em Jericoacoara?

A vila de Jericoacoara reabriu para o turismo no dia 8 de agosto. Em um primeiro momento, os restaurantes podem abrir até as 18h, com 50% da capacidade. À noite, só podem operar por delivery. Os passeios também estão liberados desde 8 de agosto.

4. Distrito Federal

O que já funciona em Brasília?

Comércio e restaurantes de Brasília estão reabertos desde 15 de julho. Hotéis também podem funcionar, com restrições. A maioria das atrações seguem fechadas, mas os parques, como a ‘Água Mineral’ (Parque Nacional de Brasília), estão abertos há 1 mês.

5. Espírito Santo

O que está aberto em Vitória, Vila Velha e Guarapari?

Vitória, Vila Velha e Guarapari estão na fase de ‘risco moderado’ do governo estadual. Restaurantes podem funcionar de portas abertas até as 18h. As praias estão abertas apenas para atividades físicas, mas têm sido usadas por banhistas.

6. Goiás

O que funciona em Caldas Novas?

Caldas Novas reabriu para o turismo no dia 10 de julho. Hotéis e pousadas podem hospedar até 50% de sua capacidade. Parques aquáticos podem funcionar com 50% da capacidade. Ônibus de turismo seguem proibidos até 31 de agosto. Restaurantes podem abrir de segunda a sábado, até as 22h (bares, somente até as 20h). A Feira do Luar pode funcionar até as 22h. O Hot Park e o Rio Quente Resorts (localizados no município vizinho de Rio Quente) já reabriram.

O que funciona na Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros reabriu ao turismo no dia 18 de agosto. Atenção! A Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante, ainda não tem previsão de reabertura.

O que está aberto em Pirenópolis?

Pirenópolis reabriu para o turismo no dia 14 de agosto. Pousadas podem hospedar até o limite de 65% da sua capacidade. Restaurantes podem operar com 50% da capacidade. Os buffets seguem proibidos. Os atrativos locais podem funcionar com 50% da capacidade. É obrigatório o uso de máscara.

7. Maranhão

O que funciona na Chapada das Mesas?

Pousadas de Carolina e Riachão já estão funcionando. Entre os atrativos mais conhecidos da região, Pedra Caída e Poço Azul seguem fechados.

O que está aberto em Lençóis Maranhenses?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reaberto à visitação no início de julho. Os veículos de passeio podem levar até 55% da capacidade. O banho nas lagoas está permitido. Pousadas e restaurantes também estão funcionando.

O que já funciona em São Luís?

Os restaurantes de São Luís já reabriram. Os museus, entretanto, seguem fechados.

8. Mato Grosso

O que já reabriu em Bom Jardim (Nobres)?

Alguns atrativos do distrito de Bom Jardim, em Nobres, voltaram a abrir dia 7 de agosto. Estão funcionando, com agendamento e 70% da capacidade, o Mirante do Cerrado, o Reino Encantado, o Aquário Encantado e a Lagoa das Araras.

E a Chapada dos Guimarães?

A Chapada dos Guimarães permanece fechada ao turismo.

9. Mato Grosso do Sul

O que funciona em Bonito?

Bonito reabriu para o turismo dia 1º de julho. Todos os principais atrativos/passeios estão funcionando, com limitação de número de participantes e protocolos de bio-segurança. Apenas o aeroporto de Campo Grande voltou a funcionar. O aeroporto de Bonito segue fechado.

O que está aberto em Corumbá?

No Pantanal Sul, região de Corumbá, o turismo está reaberto. Os barcos-hotéis pesqueiros de Corumbá estão operando.

10. Minas Gerais

O que já funciona em Belo Horizonte?

Desde 24 de agosto o comércio de Belo Horizonte pode abrir de segunda a sexta, das 11h às 19h (shoppings, das 12h às 20h, também de segunda a sexta). Restaurantes, lanchonetes e bares que sirvam comida, podem abrir de segunda a sexta, das 11h às 15h, sem a venda de bebida alcoólica. Praças também foram reabertas para visitação.

O que já funciona em Brumadinho?

As pousadas da região (como as da Serra da Moeda) estão funcionando. O Museu de Inhotim não tem previsão de reabertura que, quando realizada, seguirá rígido protocolo de segurança.

O que está aberto em Capitólio?

As pousadas de Capitólio estão reabertas. Ônibus de turismo seguem proibidos; mirantes e parques aquáticos estão fechados. Embarcações podem fazer passeios no lago com no máximo 30 passageiros. Dia 14 de agosto os cânions foram liberados para passeios, mas com no máximo 75% de capacidade das embarcações.

O que está aberto em Diamantina?

Restaurantes e pousadas de Diamantina já foram reabertos. As Vesperatas de 2020, no entanto, ocorrem virtualmente.

O que funciona em Ouro Preto?

As pousadas de Ouro Preto e do distrito de Lavras Novas estão funcionando. Restaurantes ainda só operam por delivery.

O que está aberto em Monte Verde?

Desde junho, pousadas e restaurantes de Monte Verde estão funcionando, com limite de 50% de capacidade. Os restaurantes e bares também estão abertos, com PÚBLICO REDUZIDO.

O que funciona em Tiradentes?

Desde meados de julho, as pousadas de Tiradentes JÁ recebem hóspedes. Já os restaurantes e bares começaram a reabrir em agosto. Uma barreira na entrada da cidade só permite a passagem de visitantes com reserva confirmada numa das pousadas autorizadas a funcionar.

11. Pará

O que está aberto em Alter do Chão?

As praias de Alter do Chão foram reabertas dia 25 de julho. Pousadas e restaurantes também funcionam, com restrições.

O que funciona em Belém?

Em Belém, comércio, restaurantes, bares, barracas de praia e restaurantes nas ilhas estão funcionando. Ver-o-Peso, Estação das Docas, museus e o Mangal das Garças estão abertos. O Theatro da Paz ainda não retomou as visitas guiadas.

O que está aberto na Ilha do Marajó?

Na ilha do Marajó, pousadas e restaurantes estão abertos. Soure e Salvaterra têm algumas praias liberadas para uso e banho.

12. Paraíba

O que está aberto em João Pessoa?

João Pessoa reabriu comércio e restaurantes, que podem funcionar até as 22h. Já as praias seguem com acesso proibido na cidade (só é possível andar pelo calçadão). As praias de Cabedelo, porém, estão liberadas para banho e permanência na areia, sem aglomeração (são elas: Intermares, Poço e Camboinha). O Parque do Jacaré, em Cabedelo, reabriu dia 8 de agosto. Os passeios de catamarã ao pôr do sol estão liberados.

13. Paraná

O que funciona em Curitiba?

Em Curitiba, o comércio está aberto. Desde o dia 18 de agosto, restaurantes e bares podem abrir todos os dias até as 23h. Os parques começaram a reabrir dia 18 de agosto. A abertura vai ser aos poucos. Entre os parques que abrem na primeira fase, estão Tingüi e Tanguá. O trem Serra Verde Express, que leva a Morretes pela Serra da Graciosa, já voltou a funcionar.

O que está aberto em Foz do Iguaçu?

Foz do Iguaçu abriu, precisou fechar novamente, mas já reabriu outra vez. Comércio e restaurantes estão abertos, com restrição de capacidade. As Cataratas do Iguaçu, o complexo de Itaipu e Marco das 3 Fronteiras já estão abertos a visitantes. O Parque das Aves ainda não reabriu. As fronteiras com o Paraguai e a Argentina continuam fechadas.

14. Pernambuco

O que está aberto em Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha segue fechada ao turismo. Não há data de reabertura prevista. Moradores da ilha que retornam do continente precisam fazer teste e quarentena. Restaurantes, praias e o parque nacional marinho estão abertos, apenas aos moradores.

O que funciona no Recife?

No Recife, bares e restaurantes foram autorizados a funcionar, desde 10 de agosto, até as 22h. As praias foram reabertas para banho de sol e de mar em 16 de julho. Aglomerações, é claro, seguem proibidas, para segurança de todos.

O que está aberto em Porto de Galinhas?

As praias de Porto de Galinhas estão abertas para prática de exercício e banho de mar das 4h às 16h. É obrigatório o uso de máscara. Quiosques e barracas ainda não podem funcionar. Os passeios de jangada às piscinas naturais já estão autorizados novamente. Bares e restaurantes podem abrir até as 22h, servindo exclusivamente clientes sentados.

O que está funcionando na Praia dos Carneiros?

As praias de Tamandaré, incluindo a Praia dos Carneiros, foram liberadas em 20 de julho. Os bares de praia já abriram e os passeios de barco também estão liberados.

15. Piauí

O que já foi reaberto em Barra Grande do Piauí?

Algumas pousadas e restaurantes já estão funcionando em Barra Grande do Piauí. As praias só devem reabrir oficialmente (para banho e kitesurf) no dia 8 de setembro.

O que funciona em Parnaíba?

O Delta do Parnaíba reabriu para passeios em 17 de agosto. As praias de Parnaíba reabrem para banho de mar no dia 8 de setembro. As praias do município vizinho de Luís Correia, que abririam só dia 8 de setembro, tiveram sua reabertura antecipada para 17 de agosto pela prefeitura.

E como está a Serra da Capivara?

O parque nacional da Serra da Capivara, os museus do Homem Americano e da Natureza continuam fechados.

16. Rio de Janeiro

O que foi reaberto em Angra dos Reis e Ilha Grande?

Angra dos Reis e Ilha Grande reabriram para o turismo dia 15 de agosto. O transporte para Ilha Grande só está sendo operado a partir do centro de Angra. O transporte via Conceição do Jacareí ainda não foi retomado.

O que funciona em Búzios?

Búzios reabriu para turistas dia 1º de agosto. Para passar pela barreira de entrada é preciso apresentar o QR code de uma reserva confirmada. Turistas de um dia não são permitidos. As praias estão liberadas apenas para atividades físicas. Os restaurantes estão funcionando.

O que funciona em Arraial do Cabo e Cabo Frio?

Arraial do Cabo reabriu para o turismo no dia 6 de agosto. As praias do Forno e Prainhas do Pontal do Atalaia e Brava seguem fechadas. Os passeios de barco continuam suspensos. Para entrar na cidade é preciso ter reserva de hospedagem. Já Cabo Frio tem hotéis, restaurantes, comércio e praias funcionando para atividades físicas (a população, no entanto, não tem respeitado a regra). A partir de 1º de setembro serão aceitos ônibus de turismo novamente.

O que está aberto na capital fluminense?

No Rio de Janeiro, bares, restaurantes e academias têm autorização para funcionar, desde o início de julho. As praias estão liberadas para prática de esportes e banho de mar, mas não para banho de sol, nem aglomerações. O Jardim Botânico abriu dia 9 de julho, com hora marcada para visitação. O Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a roda gigante Rio Star funcionam desde o dia 15 de agosto.

O que funciona em Paraty?

Paraty reabriu para o turismo em 1º de agosto, mas os ônibus de turismo seguem proibidos. Os turistas vão precisar preencher um termo de responsabilidade para passar pela barreira na entrada da cidade. Restaurantes podem funcionar até as 22h, com 50% da capacidade. As comunidades têm autonomia para não aderir à reabertura. Trindade, Paraty Mirim e a margem esquerda (peninsular) do Saco de Mamanguá seguem fechadas ao turismo.

O que funciona em Petrópolis?

Em Petrópolis, a maioria das pousadas já está aberta. Atrações como o Museu Imperial e a Cervejaria Bohemia continuam fechadas. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos segue fechado.

17. Rio Grande do Norte

O que está aberto em Galinhos?

A península de Galinhos reabriu para o turismo dia 10 de agosto. Podem acessar a península apenas visitantes que tenham reservas confirmadas de hospedagem ou passeios.

O que funciona em Natal?

O comércio voltou a funcionar em Natal ainda em junho. Shopping centers puderam reabrir dia 28 de julho, mesma data em que bares e restaurantes foram reabertos. Estes podem funcionar até as 23h. As barracas de praia voltaram a funcionar dia 29 de julho. Os passeios (bugue em Genipabu, parrachos em Maracajaú e Perobas, lagoas) também foram retomados.

18. Rio Grande do Sul

O que está aberto em Aparados da Serra?

Sob bandeira laranja, os cânions dos Aparados da Serra abrem de terça a domingo, das 8h às 17h, até atingirem um limite de 500 visitantes. As pousadas e hotéis, como o Parador Cambará do Sul já estão há um bom tempo reabertos.

O que funciona em Bento Gonçalves e região?

As vinícolas de Bento Gonçalves estão abertas apenas para venda de vinhos, ainda não para visitas. Alguns restaurantes do Vale dos Vinhedos e dos Caminhos de Pedra estão funcionando, nos fins de semana. O passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Garibaldi também está funcionando, em calendário reduzido.

O que está aberto em Gramado e Canela?

Gramado e Canela estão garantidas na bandeira amarela pelo menos até 31 de agosto. Restaurantes podem funcionar de portas abertas, com 50% da capacidade. Parques temáticos podem funcionar com 50% da capacidade e distanciamento social. Estão abertos Snowland, Mini Mundo, Bondinhos Aéreos e Mundo a Vapor, entre outros.

O que funciona em Porto Alegre?

Porto Alegre está sob bandeira vermelha. O comércio agora pode funcionar de segunda a sexta, das 10h às 17h. Restaurantes podem funcionar de segunda a sexta, das 11h às 17h.

19. Santa Catarina

O que está aberto em Balneário Camboriú?

Em Balneário Camboriú o comércio está funcionando. Restaurantes podem funcionar até as 23h e bares, até 21h. O desembarque de passageiros de ônibus intermunicipais segue suspenso.

O que funciona em Blumenau?

Desde 10 de agosto, os hotéis de Blumenau voltaram a aceitar hóspedes, limitados a 30% da capacidade. A partir de 17 de agosto, restaurantes, bares e comércio voltaram a funcionar também nos fins de semana.

O que está aberto em Florianópolis?

Florianópolis segue classificada como região de ‘risco altíssimo’. Apesar disso, hotéis, shoppings e restaurantes estão funcionando. As praias estão liberadas apenas para prática de esporte individual no mar, além de pesca.

O que funciona em Penha?

Apesar das medidas restritivas vigentes na cidade de Penha (está na área vermelha de risco designada pelo governo catarinense), o Beto Carrero World segue funcionando com restrições.

O que está aberto em São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici?

Em julho, as principais cidades da Serra Catarinense (São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici) fizeram um semi-lockdown, devido a alta nos números de contágio pela Covid-19, mas no fim do mês flexibilizaram os negócios ligados ao turismo. Pousadas, mirantes, vinícolas e restaurantes estão abertos, com limite de 40% de capacidade de público.

20. São Paulo

O que está aberto em Campos do Jordão?

Desde 8 de agosto, o comércio não-essencial de Campos do Jordão voltou a funcionar, diariamente, das 10h às 16h. Restaurantes e bares podem funcionar de portas abertas diariamente, das 11h às 17h. Fora desses horários, apenas delivery e take-out (em Capivari, só delivery).

O que está aberto no Guarujá?

Na fase amarela do governo paulista, o Guarujá tem comércio e restaurantes funcionando em horário reduzido. A praia está liberada apenas para atividades físicas. Marinas podem funcionar de segunda a sexta.

O que funciona em Ilhabela?

Ilhabela reabriu as pousadas no início de julho. Restaurantes podem funcionar durante o dia. Já à noite, somente por delivery. As praias estão abertas para exercícios físicos.

O que funciona em Santos?

Em Santos, comércio e restaurantes funcionam em horário reduzido. Já a praia está liberada apenas para atividades físicas.

O que funciona na capital paulista?

O comércio de São Paulo está reaberto em horário reduzido. Bares e restaurantes podem funcionar seis horas por dia, até as 22h. Atrações turísticas permanecem fechadas.

O que está aberto em Ubatuba?

Ubatuba reabriu as praias dia 10 de agosto. Os restaurantes podem funcionar até as 22h. Passeios náuticos ainda não estão liberados.

21. Sergipe

O que está aberto em Aracaju?

Aracaju, como todo o estado de Sergipe, passou para a bandeira amarela. Shoppings reabriram dia 14 de agosto, podendo funcionar de segunda a sábado. Restaurantes e bares, inclusive os situados na praia, retomaram as atividades dia 19 de agosto, podendo abrir de terça a domingo. Os passeios ao cânion do Xingó foram retomados no dia 21 de agosto.

O que está aberto no Xingó?

Tanto Canindé de São Francisco, na margem sergipana do São Francisco, quanto Piranhas, na margem alagoana, reabriram seus hotéis e autorizaram a retomada dos passeios de barco aos cânions no dia 21 de agosto.

22. Tocantins

O que está aberto no Jalapão?

Em julho, o governo do Tocantins quis reabrir o Jalapão para o turismo, mas as prefeituras da região se opuseram. Agora ocorre o contrário. As prefeituras querem abrir, mas o governo do estado não quer deixar. São Félix do Tocantins pretende retomar as atividades turísticas dia 10 de setembro. Ponte Alta e Mateiros, dia 5 de outubro, mas vão precisar do aval do governo do Tocantins.

O que funciona em Palmas?

No dia 6 de agosto, terminou o toque de recolher entre 20h e 5h, decretado pela prefeitura. Comércio e restaurantes podem funcionar normalmente, apesar do número crescente de casos de Covid-19 na cidade. As praias estão teoricamente fechadas, mas a população não está seguindo as regras.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*